Projeto Artes Plásticas Possibilidades e
Experiências para o Grupo 3
Professoras Sheila, Marilúcia, Isabel –
2014.
"A arte é muito importante para
não ser compartilhada". Romero Britto.
Justificativa:
As crianças são
verdadeiras, relacionam-se com o mundo inventando, experimentando e elaborando
formas, buscando e inventando cores, construindo enredos. Como tal, para que as
crianças produzam nas linguagens da arte é preciso que elas tenham encontros
significativos, compartilhem entre seus pares os meandros das linguagens da
arte, suas produções e significados; que brinquem de forma intensa com os
códigos, instrumentos e materias destas linguagens, que possam criar jogos e
inventar cores, linhas, volumes e imagens, espaços, pontos, histórias, sons e
movimentos, pois, é nas relações que as crianças estabelecem com os materiais e
com as linguagens plásticas, desenho, pintura, escrita, colagem construção que
o processo constitui.
Partindo desse
conhecimento e percebendo o gosto eo fascínio das crianças pela descoberta de
cores e traços, iremos desenvolver um projeto sobre o referido tema, sabendo o
quanto é importante e significativo a presença das linguagens plásticas na
educação infantil. Alem disso a temática em questão contempla o núcleo da ação
pedagógica.
Nesta perspectiva para
que as crianças possam se apropriar e criar nas línguagens plásticas é
indispensável que sejam oferecidas experiências diversificadas em cada
linguagem expressiva de modo significativo e contínuo.
Este projeto será de suma
importância pelas varias contribuições que o mesmo proporcionará para as crianças
desenvolverem vários aspectos como:
·
A
socialização
·
Expressão
corporal
·
Sensibilidade
·
Percepção
imaginativa
·
Criatividade
·
Interação
com outras turmas
·
Coordenação
motora ampla e fina
·
Autonomia
·
Respeito
Objetivo geral:
Oferecer condições para
que a criança possa experienciar vivências diversificadas nas linguagens
plásticas de modo significativo, enriquecendo assim o seu conhecimento do
mundo, valorizando a individualidade do grupo.
Objetivos específicos:
- Promover a criatividade,
- Propor experiências corporais,
- Possibilitar vivências com
variados materiais industrializados ou não,
- Respeitar o tempo da criação,
- Ter paciência para com a
experimentação, apropriação e construção do conhecimento das crianças,
- Acompanhar de modo atento
registrando as descobertas das crianças,
- Oferecer suporte, papéis com
textura e formas diversas,
- Promover o acesso a livros de
artes,
- Incentivar a construção de
desenhos, colagens e pinturas,
- Criar oportunidades para que as
crianças possam experimentar, descobrir e criar com outras turmas,
- Conhecer o mundo através dos
cinco sentidos, visão, tato, audição, olfato, gustação,
Atividades propostas:
- Propor momentos nos quais as
crianças deixem marcas (digitais) feitas pelo movimento das mãos, dos pés,
enfim do corpo todo em diferentes suportes (papel, papelão, plásticos,
madeira, areia, paredes entre outros),
- Trabalhar com areia, tintas diversas,
grude colorido, cola, barro, argila, carvão, giz molhado na agua ou leite,
- Utilizar moldes vazados de Rx de
diversos desenhos escolhidos pelas crianças,
- Desenhar com apoio de um
cavalete de madeira em folhas de cartolina com guache,
- Utilizar a técnica do mosaico,
- Exercitar dobraduras simples,
- Oportunizar recorte e colagens
com diversos materiais,
- Técnica da caixa de papelão,
tintas e bolinhas de gude,
- Desenho magico com anilina e
vela,
- Coletar e utilizar folhas de
árvores para impressão com giz de cera,
- Utilizar carimbos de maças,
batatas, etc,
- Propor experiências em que as
crianças pintem o próprio corpo,
- Compor cenários com mobiles
feitos com pinturas do grupo,
- Desenhar no papelão com carvão,
- Trabalhar na vertical e
horizontal,
- Oferecer pinturas coletivas em
papel pardo nas paredes, janelas, muros, etc,
- Construir quadro com lã e feltro
de animais conhecido das crianças,
- Dramatização,
- Contação de história,
- Dança,
- Construção de brinquedos com
materiais reciclados.
Recursos:
·
Diversos
papéis e tamanhos,
·
Sucata,
lã, cola,
·
Canetinha,
giz-cera,
·
Cd,
dvd, som,
·
Cola
colorida, livros, revistas,
·
Guache,
anilina, lona plástica,
·
Mingau,
canudos, Rx, etc,
Cronologia:?
Avaliação: Técnica de registro.
Bibliográfia:
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998).
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil 2010
Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação Infantil, volume I, 2010.
Coleção Frapo
(ferramenta de apoio ao professor, Arte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário