terça-feira, 14 de outubro de 2014

PROJETO ARTES PLÁSTICAS

Projeto Artes Plásticas Possibilidades e Experiências para o Grupo 3
Professoras Sheila, Marilúcia, Isabel – 2014.

"A arte é muito importante para não ser compartilhada". Romero Britto.

Justificativa:

As crianças são verdadeiras, relacionam-se com o mundo inventando, experimentando e elaborando formas, buscando e inventando cores, construindo enredos. Como tal, para que as crianças produzam nas linguagens da arte é preciso que elas tenham encontros significativos, compartilhem entre seus pares os meandros das linguagens da arte, suas produções e significados; que brinquem de forma intensa com os códigos, instrumentos e materias destas linguagens, que possam criar jogos e inventar cores, linhas, volumes e imagens, espaços, pontos, histórias, sons e movimentos, pois, é nas relações que as crianças estabelecem com os materiais e com as linguagens plásticas, desenho, pintura, escrita, colagem construção que o processo constitui.
Partindo desse conhecimento e percebendo o gosto eo fascínio das crianças pela descoberta de cores e traços, iremos desenvolver um projeto sobre o referido tema, sabendo o quanto é importante e significativo a presença das linguagens plásticas na educação infantil. Alem disso a temática em questão contempla o núcleo da ação pedagógica.
Nesta perspectiva para que as crianças possam se apropriar e criar nas línguagens plásticas é indispensável que sejam oferecidas experiências diversificadas em cada linguagem expressiva de modo significativo e contínuo.  
Este projeto será de suma importância pelas varias contribuições que o mesmo proporcionará para as crianças desenvolverem vários aspectos como:

·         A socialização
·         Expressão corporal
·         Sensibilidade
·         Percepção imaginativa
·         Criatividade
·         Interação com outras turmas
·         Coordenação motora ampla e fina
·         Autonomia
·         Respeito

Objetivo geral:

Oferecer condições para que a criança possa experienciar vivências diversificadas nas linguagens plásticas de modo significativo, enriquecendo assim o seu conhecimento do mundo, valorizando a individualidade do grupo.

Objetivos específicos:

  • Promover a criatividade,
  • Propor experiências corporais,
  • Possibilitar vivências com variados materiais industrializados ou não,
  • Respeitar o tempo da criação,
  • Ter paciência para com a experimentação, apropriação e construção do conhecimento das crianças,
  • Acompanhar de modo atento registrando as descobertas das crianças,
  • Oferecer suporte, papéis com textura e formas diversas,
  • Promover o acesso a livros de artes,
  • Incentivar a construção de desenhos, colagens e pinturas,
  • Criar oportunidades para que as crianças possam experimentar, descobrir e criar com outras turmas,
  • Conhecer o mundo através dos cinco sentidos, visão, tato, audição, olfato, gustação,

Atividades propostas:

  • Propor momentos nos quais as crianças deixem marcas (digitais) feitas pelo movimento das mãos, dos pés, enfim do corpo todo em diferentes suportes (papel, papelão, plásticos, madeira, areia, paredes entre outros),
  •  Trabalhar com areia, tintas diversas, grude colorido, cola, barro, argila, carvão, giz molhado na agua ou leite,
  • Utilizar moldes vazados de Rx de diversos desenhos escolhidos pelas crianças,
  • Desenhar com apoio de um cavalete de madeira em folhas de cartolina com guache,
  • Utilizar a técnica do mosaico,
  • Exercitar dobraduras simples,
  • Oportunizar recorte e colagens com diversos materiais,
  • Técnica da caixa de papelão, tintas e bolinhas de gude,
  • Desenho magico com anilina e vela,
  • Coletar e utilizar folhas de árvores para impressão com giz de cera,
  • Utilizar carimbos de maças, batatas, etc,
  • Propor experiências em que as crianças pintem o próprio corpo,
  • Compor cenários com mobiles feitos com pinturas do grupo,
  • Desenhar no papelão com carvão,
  • Trabalhar na vertical e horizontal,
  • Oferecer pinturas coletivas em papel pardo nas paredes, janelas, muros, etc,
  • Construir quadro com lã e feltro de animais conhecido das crianças,
  • Dramatização,
  • Contação de história,
  • Dança,
  • Construção de brinquedos com materiais reciclados.

Recursos:

·         Diversos papéis e tamanhos,
·         Sucata, lã, cola,
·         Canetinha, giz-cera,
·         Cd, dvd, som,
·         Cola colorida, livros, revistas,
·         Guache, anilina, lona plástica,
·         Mingau, canudos, Rx, etc,

Cronologia:?
Avaliação: Técnica de registro.
Bibliográfia:
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998).
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil 2010
Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação Infantil, volume I, 2010.
Coleção Frapo (ferramenta de apoio ao professor, Arte)


Nenhum comentário:

Postar um comentário