terça-feira, 14 de outubro de 2014

PROJETO INTERAÇÃO ENTRE OS GRUPOS

CRECHE PROFESSORA ROSA MARIA PIRES


Projeto coletivo:

INTERAÇÃO ENTRE OS GRUPOS:

 BRINCANDO COM AS DIFERENTES LINGUAGENS


Ano: 2014
Grupos de trabalho: G2; G3 e G misto 4/5

JUSTIFICATIVA:
Os estudos sobre a infância e as experiências pedagógicas, já há algum tempo, apontam para a necessidade de que a brincadeira, os jogos, a atividade artística, a literatura, a musicalidade e a corporeidade estejam presentes nos currículos escolares fundamentais e em especial da educação das crianças pequenas.
 Os jogos e as brincadeiras favorecem, às crianças, a compreensão do mundo e suas possibilidades de transformá-lo com o reconhecimento em si da essência humana e promovem, através da ludicidade, um aprendizado significativo com simbolização do mundo, de coisas e de afetos compartilhados através da linguagem verbal, gestual, mímica/ corporal.
Ao se pensar nessas questões, surge a preocupação em articular os fazeres cotidiano da instituição de educação coletiva, em especial na creche da qual fazemos parte, num projeto de trabalho que envolva os diversos tipos de linguagens e que proporcione as crianças uma vivência plena da infância a partir do que lhe é próprio- a ludicidade.
A atividade lúdica é, para a criança, um dos principais meios de expressão. Possibilita a ela a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e os elementos que constituem o ambiente em que vive, onde se identifica e constrói sua identidade, forma sua personalidade e adentra ao mundo adulto através do lúdico.
É também, através da atividade lúdica que pode expressar os seus desejos, elaborar conflitos e viver o faz –de- conta como suporte para a realidade, saindo de um mundo estático de coisas e objetos e penetrar num mundo mutável, dinâmico e rico de sentidos representado pela mente humana.
Ao transcorrermos sobre essas questões, pensamos em um projeto coletivo que venha a contribuir para a valorização da atividade lúdica através das diferentes linguagens. Vale ressaltar que ao falarmos de diferentes linguagens, estamos pensando nos aspectos que traduzem as características da linguagem própria da criança: imaginação, ludicidade, simbolismo e representação.
A partir desse entendimento, inserir a criança no panorama cultural construído pelo homem ao longo da história, o que pressupõe familiarizá-la com os mais variados tipos de linguagem, desde os representados pelo brinquedo até os representados pela literatura, passando pela linguagem do teatro, do cinema, da mídia (televisão, rádio, jornal), da nova mídia (computador, jogos eletrônicos,...), das histórias em quadrinhos e da poesia.
E, numa perspectiva mais ampla, considerando os aspectos sociais, culturais e históricos e, portanto inerentes ao ser humano, que decorrem do processo de socialização da criança no contexto em que vive ajudá-la a entender as regras, os limites e o respeito pelo outro, elementos fundamentais para que possamos estabelecer as nossas relações inter e intrapessoais e para se viver bem na coletividade.
A possibilidade de o adulto dar sentido às ações infantis vem através do brincar com elas. É isso que vai permitir a substituição gradativa da simbolização do mundo pela elaboração de sentimentos, de autonomia e independência, razão e afetividade pela criança. É também, através da atividade lúdica que pode expressar os seus desejos, elaborar conflitos e viver o faz –de- conta como suporte para a realidade, saindo de um mundo estático de coisas e objetos e penetrar num mundo mutável, dinâmico e rico de sentidos representado pela mente humana.
 Partindo dessas reflexões, dos anseios pela falta de espaço físico e das limitações que ele nos proporciona em termos de interação social entre os grupos de criança, adulto/criança e adulto/adulto, pensamos em um projeto coletivo que venha a contribuir para a valorização da atividade lúdica, das diferentes linguagens e as atividades artísticas no desenvolvimento infantil de nossas crianças. Exalte aspectos construtivos, o encantamento pelas histórias, pelo teatro e o fascínio que a produção artística desperta em todos nós e que possibilite a interação entre os grupos.

Objetivo geral:
Promover a interação entre todos os grupos de trabalho, criança/criança e adulto/criança, da creche, privilegiando os diferentes tipos de linguagens: artística, plástica, teatro, contação de histórias de diferentes maneiras, música, dança, poesia, jogos e brincadeiras.

Objetivos específicos:
Ø     Desenvolver habilidades e atitudes que favoreçam a interação/integração entre os grupos de trabalho da creche;
Ø     Possibilitar a criança a se identificar no seu grupo e no coletivo;
Ø     Compreender as relações sociais em seus aspectos físico e sócio-cultural;
Ø     Valorizar a diversidade, espontaneidade, compartilhamento, e as múltiplas linguagens das crianças;
Ø     Promover à cooperação, a solidariedade, a amizade, a criação-recriação, curiosidade, fantasia, imaginação, movimento e interação entre todos os grupos de crianças;
Ø     Privilegiar a autonomia das crianças, o direito de escolher e de experimentar as diferentes atividades oferecidas num mesmo dia e espaço;
Ø     .
Ø     Desenvolver a capacidade de pensar e organizar o pensamento, proporcionando momentos em que todas as crianças desfrutem do prazer de ouvir e contar histórias, cantar, dançar e dramatizar.
Ø     Fornecer por meio da contação de histórias subsídios para que as crianças possam enriquecer o seu vocabulário e sua capacidade de argumentação, passando a expressar suas idéias de forma elaborada.

  Metodologia:
As atividades serão sempre coletivas, envolvendo todas as crianças e adultos da creche. Retirar a cada mês um grupo de ação que será responsável pela organização das atividades.

Eixos Organizadores
Ø     Brincadeiras
Ø     Organização do tempo e dos espaços
Ø     Interações
Ø     Educar e cuidar
Ø     Múltiplas linguagens
     
 Estratégias da ação pedagógica:
*Organizar espaços significativos para que as crianças possam experimentar descobrir, criar e inventar, imaginar e vivenciar diferentes modos de fazer e de sentir;
*Construir e organizar espaços educacionais/ pedagógicos de fantasias e imaginação que permitam a construção e a vivencia plena da infância na instituição;
*Incentivar o “passeio exploratório” nos diferentes espaços e atividades oferecidas com a participação de todos, de forma organizada, com compromisso e a participação das crianças e adultos de toda a instituição;
*Criar o canto da imaginação onde semanalmente será apresentada uma História cantada, contadas com aventais, caixas de histórias, fantoches, teatro musicalizado; Teatro de fantoche, dedoche, com varetas, de sombras, mímicas, dramatizações feitas pelos adultos e crianças, apresentação de projetos de sala e histórias no retroprojetor;
*construir coletivamente a mala de histórias com diferentes materiais para contar histórias etc.
*Promover oficinas de sucata, papel machê, massa de modelar, atividades artísticas e musicais;
*Promover gincanas de jogos e estafetas, bailes de fantasias, danças de roda, brincadeiras de roda, etc.
*Promover atividades de livre expressão artística com tintas, telas e outros materiais alternativos.

Avaliação:
A avaliação será processual com registro fotográfico, fílmico e escrito a cada atividade realizada definindo encaminhamentos, avaliando e reavaliando ações e atitudes de todo o grupo de adultos e crianças.
Tempo previsto:
De março a Dezembro sempre quinzenalmente.
Recursos:
DVDs, filmes, musica, materiais de sucata, artísticos, livros, revistas, jornais, massa de modelar, argila, fantasias, canetas, papeis diversos e outros materiais que possam ser necessários para o desenvolvimento das atividades planejadas.
 BIBLIOGRAFIA
 AEC do BRASIL. Planejamento e Participação. Revista de Educação AEC, n. 54. Brasília, AEC, 1984.
 AEC do BRASIL. Planejamento: Educando para a participação. Revista de Educação AEC, n. 75. Brasília, AEC, 1990.
BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2000.
 BRIGHENTI, Agenor. Metodologia para um Processo de Planejamento Participativo. São Paulo: Paulinas, 1988.
Moyles, JANET R. - Só Brincar? O Papel do Brincar na Educação Infantil - Artmed, 2002 
Friedman, Adriana A Arte de Brincar: Brincadeiras e jogos tradicionais. - Vozes, 2004.
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