terça-feira, 14 de outubro de 2014

PLANO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRECHE ROSA MARIA PIRES

PLANO ANUAL
EDUCAÇÃO FÍSICA
 PROF. Ms. JULIANO SILVEIRA
ANO LETIVO: 2014

INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA

A Educação Física na perspectiva da Educação Infantil tem como centralidade de sua prática pedagógica as temáticas referentes ao corpo e ao movimento humano. Isto é, por mais que a educação do corpo ocorra durante todo o tempo que as crianças passam na Unidade educativa, em sua interação com todos os profissionais atuantes na unidade e mesmo entre seus pares, a especificidade de uma abordagem pedagógica acerca do corpo, sobretudo do corpo em movimento, é atributo da Educação Física.
 Partindo de tal pressuposto e tendo em vista a necessidade de coerência com os pressupostos teóricos subjacentes a Educação Infantil na esfera da Secretaria municipal de Educação, a Educação Física deve articular seu objeto de intervenção com os núcleos da ação pedagógica presentes nas diretrizes municipais para a Educação Infantil. Para tal, deve levar em conta as diferentes linguagens (visual, sonora, corporal, gestual, verbal), as relações sociais intrínsecas às interações entre as crianças durante as intervenções pedagógicas e as relações dos corpos das crianças com os elementos da natureza.
            Na Educação Infantil, é de suma importância que a Educação Física assuma um caráter lúdico e não etapista, ou seja, é necessário, neste momento da educação básica que engloba os atos de educar e cuidar, compreender a criança como um ser que não apenas absorve uma cultura adultizada e adultocêntrica na perspectiva de uma preparação para o futuro e sim, como produtora de cultura, de formas de compreender e significar o mundo que lhe é apresentado cotidianamente. Esta cultura infantil é constituída por elementos como a interação, a ludicidade, o faz de conta e a reiteração. Em outras palavras, na perspectiva das crianças, o mundo pode ser compreendido em uma tensão permanente entre o literal e o imaginário, em tempos nem sempre lineares, muitas vezes voláteis ou repetitivos, que podem terminar e recomeçar de acordo com seus interesses, de uma forma essencialmente lúdica e, sobretudo, entre seus pares.
            Assim sendo, por meio da observação e auscultação das crianças, o professor deve tentar captar nas sutilezas da convivência com as mesmas os elementos componentes de seu planejamento que, em primeira e última instância, deve ter as crianças como foco. A partir desse processo, que deve ser contínuo, os conteúdos da ação pedagógica podem ser sistematizados, os objetivos definidos e a perspectiva de intervenção devidamente justificada pelo educador.
            No que tange especificamente a Educação Física, tais conteúdos de ação se orientam a partir do conceito de cultura corporal de movimentos, ou seja, das diversas formas de se movimentar produzidas ao longo da história por homens e mulheres, que podem ser vivenciadas por meio da expressão corporal, se constituindo em direito de todos aqueles que frequentam a educação escolar. Os Jogos e brincadeiras da cultura popular, manifestações culturais como boi de mamão, a capoeira, as danças folclóricas, o circo, a ginástica, o esporte etc, são exemplos de tais manifestações.
 A justificativa para a escolha de tal matriz se encontra no fato de que, durante a infância, compreende-se que o papel primordial da Educação Física seja possibilitar às crianças o contato com o maior número possível de manifestações da cultura corporal de movimentos. Ou seja, em nossos encontros devem ser oferecidos às crianças uma imensa gama de experiências de movimentos a serem apreendidas por meio da expressão corporal. Quando nos referimos à quantidade de experiências, é necessário salientar que não se trata apenas de conteúdos em termos quantitativos, mas sim, que os mesmos sejam tratados qualitativamente explorando o grandioso acervo de manifestações corporais acumulados pela humanidade ao longo de sua história e, dessa maneira, ampliar o mundo de movimentos das crianças.
As crianças na faixa etária de zero a seis anos apreendem o mundo a sua volta, preponderantemente, por meio do brincar. É sua expressão máxima de descoberta e significação do que a cerca. O professor de Educação Física deve compreender que as mesmas, desde a mais tenra idade, são capazes de aprender, seja individualmente ou em processos de interação entre seus pares ou com os adultos. Portanto, no que tange ao aprendizado no âmbito da cultura corporal de movimentos, é importante levar em conta o desenvolvimento motor das mesmas, a fim de propormos as dinâmicas mais compatíveis com a idade dos pequenos. Da mesma forma, é importante considerar que as crianças possuem ritmos de aprendizagem diferentes que precisam ser respeitados a fim de que possamos contemplar o sucesso dos mesmos no que tange a nossos objetivos educacionais.
 OBJETIVOS

No presente plano de intervenção, a Educação Física, na perspectiva da Educação Infantil, tem como objetivo geral a formação das crianças por meio do ensino e aprendizagem dos aspectos cognitivos, físicos e sociais ligados aos conceitos de corpo e movimento, contribuindo para seu desenvolvimento e para a ampliação de seu repertório de experiências lúdicas.
 Podemos destacar como objetivos específicos:
  • Ampliar o mundo de movimentos das crianças a partir da democratização e permanente produção de conhecimentos (históricos, sociais, técnicos, éticos, fisiológicos, culturais, políticos, etc.) que constituem a Cultura Corporal de movimentos;
  • Proporcionar às crianças vivências corporais diversificadas, pautadas em princípios como transformação de regras e espaços, coeducação, competição/cooperação, solidariedade e avaliação coletiva;
  • Possibilitar às crianças experiências de movimentos que auxiliem em seu desenvolvimento físico, cognitivo e social.
 CONTEÚDOS DE AÇÃO
Como meio para cumprir os objetivos inerentes à Educação Física na perspectiva aqui apresentada, especificamente para a Educação Infantil, optou-se pelos conteúdos (Jogos e Brincadeiras, Circo, Ginástica e Capoeira) os quais se compreende como pertinentes e coerentes com a faixa etária de nossas crianças e com o Projeto Político Pedagógico da Unidade. Entretanto, deve-se salientar que, conforme as necessidades das crianças sejam expostas, os conteúdos poderão ser alterados, desde que as alterações não prejudiquem o cumprimento dos objetivos propostos.
            Brincadeiras e jogos: os jogos são adaptados em função do espaço e material disponível e geralmente possuem caráter cooperativo. Assim como as brincadeiras, que devem possuir um caráter de faz de conta e com regras simples que devem ser compreendidas pelas crianças e ir tornando-as mais complexas de forma gradual. Nesta perspectiva se destacam os Jogos e Brincadeiras populares: brincadeiras e jogos com regras simples (esconder, procurar, pegar, fugir, cabra cega, gato mia, acorda seu urso, conheço um jacaré, Pato cinza, gato e rato, história da serpente, mestre mandou, bate manteiga, pega-pega, cirandas, brincadeiras com corda). Também fazem parte desta lista possibilidades de brincadeiras que envolvam a adaptação e ressignificação dos espaços da Unidade.
            No que diz respeito à Ginástica, podemos ressaltar que a mesma é composta por técnicas de trabalho corporal que estão diretamente ligadas ao conhecimento sobre o corpo. Fazem parte deste conjunto as formas básicas de ginástica: exercícios realizados de forma livre: locomotores (rastejar, engatinhar, andar, correr, saltar, saltitar, etc.) manipulativos (alcançar, agarrar, soltar, empurrar, carregar, suspender, arrastar, arremessar, passar e receber, rebater, etc) de estabilidade (flexionar, estender, girar, balançar, equilibrar, escalar, dependurar) e outros tipos (chutar, aparar e rebater com diferentes partes do corpo, rolar, etc). Outras possibilidades de trabalho com a ginástica envolvem o trato pedagógico com os elementos constituintes da ginástica esportiva como, por exemplo: rolamentos, paradas, oitavas, saltos, estrelas etc.    
            O Circo é considerado como uma manifestação cultural que congrega uma miríade de possibilidades artísticas, muitas delas relacionadas à expressão corporal. As atividades circenses e seu caráter eminentemente lúdico são elementos excelentes para serem abordados pedagogicamente junto às crianças. Não somente na perspectiva de se redescobrir uma manifestação cultural que parece ter perdido espaço cotidianamente, mas em suma, possibilitar que as crianças brinquem de circo, imaginem o circo, conheçam o circo e levem para suas vidas essas experiências. O malabarismo, o contorcionismo, a mágica, o trapézio, as palhaçadas se constituem em possibilidades pedagógicas dentro deste conteúdo de ação.
            Sobre a Capoeira, concebemos a mesma como uma manifestação genuinamente brasileira que ainda é pouco explorada como um conteúdo da Educação Física escolar. A mesma nos primórdios era tida como uma prática marginalizada, com o passar do tempo foi se fortalecendo culturalmente e hoje é reconhecida internacionalmente como uma arte, uma dança, uma luta, um jogo que representa o Brasil. Pretende-se apresentar a mesma às crianças de forma a se compreender os elementos referentes a sua história, a musicalidade, a ginga e o jogo de capoeira propriamente dito.
            Para além dos conteúdos citados anteriormente, no início do ano letivo as crianças passam pelo período de inserção. Este é um período no qual as crianças muitas vezes têm o seu primeiro contato com a unidade educativa, com os profissionais que nela atuam e também com seus colegas de grupo. Devido a tais características deste momento, cabe ao professor realizar uma abordagem pedagógica visando auxiliar as crianças nesse processo de inserção, aproximando-se e interagindo com as mesmas, na perspectiva da ruptura com o estranhamento comum aos pequenos recém chegados e retomada da relação pedagógica com aqueles que já frequentavam a Unidade no ano anterior. Nesta perspectiva, brincadeiras em sala, explorando os próprios brinquedos, materiais e espaços se constituem numa boa alternativa para a acolhida dos miúdos. Brincar individualmente ou em pequenos grupos com as crianças também tende a auxiliar nesse processo que se estende de acordo com o ritmo e características de cada criança.
 METODOLOGIA
A Educação Infantil adota como pilares as ações de cuidar e educar e assim sendo, a Educação Física deve se articular com o cotidiano das ações pedagógicas da unidade, extrapolando a perspectiva da “hora da Educação Física”, que remete claramente a uma lógica escolarizante, mas nem por isso deixando de valorizar a intencionalidade pedagógica do professor em seus momentos específicos com as crianças. Para tal, o envolvimento institucional do professor de Educação Física deve também contemplar os momentos de higiene, alimentação, sono, parque, comemorações, festas da família, mostra educativa, projetos coletivos, reuniões pedagógicas, grupos de estudos, reuniões de pais etc.
Também é relevante frisar que a organização do trabalho pedagógico da Educação Física na Educação Infantil deve considerar os seguintes eixos: o contexto sociocultural no qual a unidade está inserida; a faixa etária e o número de crianças; os materiais, recursos e espaços disponíveis; a parceira com os demais profissionais da unidade; as concepções de currículo, educação e infância presentes no PPP da unidade; e os pressupostos presentes nas diretrizes municipais para a Educação Infantil.
            No que diz respeito ao tempo destinado a Educação Física, de acordo com a legislação vigente, os momentos destinados especificamente para a Educação Física são distribuídos em três encontros semanais de 45 minutos por grupo. No entanto, a Educação Física na Educação Infantil deve ocorrer de acordo com o Projeto Político Pedagógico da unidade e assim sendo, pode haver uma flexibilização do tempo pedagógico, se organizando de formas diferentes, levando em conta a faixa etária dos grupos e as características da proposta pedagógica trabalhada pelo professor, desde que, é claro, respeite as 2 horas e 15 minutos semanais às quais cada grupo tem direito.
Assim sendo, optou-se, por dois encontros semanais de 1 hora e 07 minutos com cada grupo. Esta opção leva em consideração a perspectiva da ruptura com um modelo escolarizante de tempo de aula, a intenção de se passar mais tempo com as crianças, desenvolvendo as propostas pedagógicas com mais calma e também a possibilidade de participação dos momentos de alimentação e higiene das crianças.
Os momentos destinados à Educação Física adotarão a seguinte sequência: 1) Introdução e explicação da dinâmica; 2) Acompanhamento (mediação) da dinâmica; 3) Avaliação final junto às crianças.
            Os espaços físicos serão aqueles disponíveis na Unidade, como sala de aula, refeitório, escadas, solário, etc.
            Serão utilizados os materiais disponíveis na Unidade, como bolas, cordas, aparelho de som, cones, bambolês, etc. Cabe salientar que o uso dos espaços e materiais já será adequado às dinâmicas de ensino propostas.

CRONOGRAMA


CONTEÚDO


                             PERÍODO

JOGOS E BRINCADEIRAS



  
MARÇO, ABRIL, MAIO
Brincadeiras da cultura popular
Brincadeiras no solário
Brincadeiras no refeitório
Ressignificação de espaços para brincar

GINÁSTICA



                    JUNHO, JULHO
Ginástica com objetos
Ginástica acrobática
Ginástica historiada

CIRCO



                AGOSTO, SETEMBRO
Acrobacias
Malabarismo
Trapézio (equilibrista)
Brincadeira de circo

CAPOEIRA




   
OUTUBRO, NOVEMBRO, DEZEMBRO
Canto
Acompanhamento com palmas
Instrumentos
A roda de capoeira
Acrobacias
Golpes e defesas
O jogo da capoeira
OBS: Os conteúdos programáticos servem como orientação geral para as dinâmicas propostas ao longo do ano, podendo haver flexibilização das propostas conforme observação e avaliação do professor. Também levam em consideração as diferentes faixas etárias dos grupos e os estágios de desenvolvimento das diferentes crianças.
AVALIAÇÃO
A avaliação caracterizar-se-á por ser diagnóstica – através da observação e análise do professor buscando verificar e orientar as crianças durante todo o processo de ensino-aprendizagem, permitindo o redimensionamento coletivo do processo, além da orientação individual para maior aprendizagem.
A avaliação da Educação Física estará em permanente diálogo com seu plano de ensino e com o projeto político pedagógico da Unidade, levando em consideração tanto as observações feitas durante os encontros com os grupos, quanto o diálogo com as professoras dos grupos e apoio pedagógico.
Principais critérios de avaliação:
  • Observação individual do educando, com base na realização das dinâmicas propostas, colaboração para/com a aula, e na construção individual e coletiva de soluções para os problemas apresentados;
  • Observação coletiva do grupo, com base na interação social dos alunos durante as dinâmicas propostas;
  • Registros por parte do professor, sejam eles escritos, fotográficos, em forma de vídeos, com base nos critérios acima citados;
  • Auto avaliação do professor, esta proposta avaliativa visa não somente acompanhar o desenvolvimento e a interação das crianças durante os momentos destinados a Educação Física, mas também possibilitar ao professor uma autocrítica sobre o seu fazer cotidiano, implicando assim, no prosseguimento ou na mudança de rumo das ações pedagógicas.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


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COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

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